Posso ser internado contra minha vontade?
Se você é umdependente químico e está se perguntando “posso ser internado contra minhavontade?”, este artigo vai ajudar a responder sua pergunta. Mas jáadiantamos que sim! Você pode ser internado contra sua própria vontade e háleis que respaldam esse tipo de internação. Mas fiquei tranquilo pois hácritérios para isso.
Também, éimportante você saber que não é preciso temer a internação. Em muitos casos elaé necessária e até a única solução para tratamento de dependência química. Mas,se você está com medo de alguém está querendo te internar contra sua vontade,saiba como isso é feito para não se surpreender.
Quando a internação é necessária?
Pararesponder a pergunta posso ser internado contra minha vontade? Vocêprecisa entender quando é necessário uma internação. Tenha em mente que adependência química é uma doença que tem tratamento e precisa ser tratada. Deacordo com a Organização Mundial de Saúde a dependência química é uma doençaque pode levar à morte. Logo, ela precisa ser tratado quanto antes.
Existemvários tipos de tratamento para a dependência química e a internação é umadelas. Na internação o trabalho se baseia na abstinência de drogas. Os médicosfazem uma intervenção medicamentosa para desintoxicar o organismo durante oprocesso de abstinência. Enquanto isso, outros profissionais da área da saúdevão reabilitando outras áreas do sujeito.
Geralmente,internação é necessária quando o dependente químico precisa de um tratamentomais intensivo na sua doença. Tratamento com uma supervisão próxima deprofissionais e com o auxílio de médicos. As vezes, retirar o dependentequímico do convívio social é o único jeito para tratar a doença.
Quais os tipos de tratamento existentes contra minha vontade?
Então, eu possoser internado contra minha vontade? Sim! Pode! Tão somente pode como há leisque respaldam isso. A Lei Federal de Psiquiatria n° 10.216/2001 estabelecia quesomente o juiz poderia permitir a internação compulsória. Que é um tipo deinternação liberada somente com decisão judicial.
Entretanto,no ano de 2019 uma nova Lei foi sancionada. A lei 13.840 que estabelece que ainternação compulsória pode ser solicitada pela família, responsável legal ouqualquer profissional de saúde sem a necessidade de decisão judicial. Alémdisso, a solicitação de internação compulsória pode ser feita em hospital geralcom a liberação de um médico.
A internaçãoinvoluntária é um tipo de internação feita contra a própria vontade doindivíduo. Neste caso, a família solicita a internação junto a uma clínica de reabilitação sob a avaliação do médico psiquiatra. Para te internarem contra asua vontade você precisa estar incapaz de gerir suas ações e apresentar riscosà própria vida e de outros.
Quem pode solicitar minha Internação?
Se eu possoser internado contra minha vontade , quem pode fazer essa solicitação? Asua família ou qualquer pessoa responsável por você. Na ausência dessas duasfiguras, alguma instituição de saúde também pode fazer a solicitação. Em todosos casos, o médico psiquiatra avaliará muito bem se realmente você precisa ounão te internação.
Logo, estejaciente de que se você está cometendo crimes para alimentar o seu vício emdrogas ou se você não está agindo conscientemente em suas ações, alguém poderáte internar mesmo contra sua vontade.