Posso ser internado contra minha vontade?

Posso ser internado contra minha vontade?

Se você é umdependente químico e está se perguntando “posso ser internado contra minhavontade?”, este artigo vai ajudar a responder sua pergunta. Mas jáadiantamos que sim! Você pode ser internado contra sua própria vontade e háleis que respaldam esse tipo de internação. Mas fiquei tranquilo pois hácritérios para isso.

Também, éimportante você saber que não é preciso temer a internação. Em muitos casos elaé necessária e até a única solução para tratamento de dependência química. Mas,se você está com medo de alguém está querendo te internar contra sua vontade,saiba como isso é feito para não se surpreender.

Quando a internação é necessária?

Pararesponder a pergunta posso ser internado contra minha vontade? Vocêprecisa entender quando é necessário uma internação. Tenha em mente que adependência química é uma doença que tem tratamento e precisa ser tratada. Deacordo com a Organização Mundial de Saúde a dependência química é uma doençaque pode levar à morte. Logo, ela precisa ser tratado quanto antes.

Existemvários tipos de tratamento para a dependência química e a internação é umadelas. Na internação o trabalho se baseia na abstinência de drogas. Os médicosfazem uma intervenção medicamentosa para desintoxicar o organismo durante oprocesso de abstinência. Enquanto isso, outros profissionais da área da saúdevão reabilitando outras áreas do sujeito.

Geralmente,internação é necessária quando o dependente químico precisa de um tratamentomais intensivo na sua doença. Tratamento com uma supervisão próxima deprofissionais e com o auxílio de médicos. As vezes, retirar o dependentequímico do convívio social é o único jeito para tratar a doença.

Quais os tipos de tratamento existentes contra minha vontade?

Então, eu possoser internado contra minha vontade? Sim! Pode! Tão somente pode como há leisque respaldam isso. A Lei Federal de Psiquiatria n° 10.216/2001 estabelecia quesomente o juiz poderia permitir a internação compulsória. Que é um tipo deinternação liberada somente com decisão judicial.

Entretanto,no ano de 2019 uma nova Lei foi sancionada. A lei 13.840 que estabelece que ainternação compulsória pode ser solicitada pela família, responsável legal ouqualquer profissional de saúde sem a necessidade de decisão judicial. Alémdisso, a solicitação de internação compulsória pode ser feita em hospital geralcom a liberação de um médico.

A internaçãoinvoluntária é um tipo de internação feita contra a própria vontade doindivíduo. Neste caso, a família solicita a internação junto a uma clínica de reabilitação sob a avaliação do médico psiquiatra. Para te internarem contra asua vontade você precisa estar incapaz de gerir suas ações e apresentar riscosà própria vida e de outros.

Quem pode solicitar minha Internação?

Se eu possoser internado contra minha vontade , quem pode fazer essa solicitação? Asua família ou qualquer pessoa responsável por você. Na ausência dessas duasfiguras, alguma instituição de saúde também pode fazer a solicitação. Em todosos casos, o médico psiquiatra avaliará muito bem se realmente você precisa ounão te internação.

Logo, estejaciente de que se você está cometendo crimes para alimentar o seu vício emdrogas ou se você não está agindo conscientemente em suas ações, alguém poderáte internar mesmo contra sua vontade.

Artigos recentes

Outros artigos que podem te interessar

Quem é alcoólatra pode pegar o coronavírus?
Quem é alcoólatra pode pegar o coronavírus?

Quem é alcoólatra pode pegar o coronavírus? É fato de que o coronavírus, por ser uma doença relativamente nova, traz muitas incertezas...

 Tratamento na clínica para recuperação de álcool
Tratamento na clínica para recuperação de álcool

O tratamento na clínica para a recuperação de álcool pode ser uma perfeita solução para essa doença chamada alcoolismo....

O que fazer quando se tem um filho drogado?
O que fazer quando se tem um filho drogado?

O que fazer quando se tem um filho drogado é uma pergunta que atormenta diariamente milhares de famílias no Brasil e no mundo. Hoje trarem...

Entre em contato

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais

Podemos te ajudar?