Posso ser internado contra minha vontade?

Posso ser internado contra minha vontade?

Se você é umdependente químico e está se perguntando “posso ser internado contra minhavontade?”, este artigo vai ajudar a responder sua pergunta. Mas jáadiantamos que sim! Você pode ser internado contra sua própria vontade e háleis que respaldam esse tipo de internação. Mas fiquei tranquilo pois hácritérios para isso.

Também, éimportante você saber que não é preciso temer a internação. Em muitos casos elaé necessária e até a única solução para tratamento de dependência química. Mas,se você está com medo de alguém está querendo te internar contra sua vontade,saiba como isso é feito para não se surpreender.

Quando a internação é necessária?

Pararesponder a pergunta posso ser internado contra minha vontade? Vocêprecisa entender quando é necessário uma internação. Tenha em mente que adependência química é uma doença que tem tratamento e precisa ser tratada. Deacordo com a Organização Mundial de Saúde a dependência química é uma doençaque pode levar à morte. Logo, ela precisa ser tratado quanto antes.

Existemvários tipos de tratamento para a dependência química e a internação é umadelas. Na internação o trabalho se baseia na abstinência de drogas. Os médicosfazem uma intervenção medicamentosa para desintoxicar o organismo durante oprocesso de abstinência. Enquanto isso, outros profissionais da área da saúdevão reabilitando outras áreas do sujeito.

Geralmente,internação é necessária quando o dependente químico precisa de um tratamentomais intensivo na sua doença. Tratamento com uma supervisão próxima deprofissionais e com o auxílio de médicos. As vezes, retirar o dependentequímico do convívio social é o único jeito para tratar a doença.

Quais os tipos de tratamento existentes contra minha vontade?

Então, eu possoser internado contra minha vontade? Sim! Pode! Tão somente pode como há leisque respaldam isso. A Lei Federal de Psiquiatria n° 10.216/2001 estabelecia quesomente o juiz poderia permitir a internação compulsória. Que é um tipo deinternação liberada somente com decisão judicial.

Entretanto,no ano de 2019 uma nova Lei foi sancionada. A lei 13.840 que estabelece que ainternação compulsória pode ser solicitada pela família, responsável legal ouqualquer profissional de saúde sem a necessidade de decisão judicial. Alémdisso, a solicitação de internação compulsória pode ser feita em hospital geralcom a liberação de um médico.

A internaçãoinvoluntária é um tipo de internação feita contra a própria vontade doindivíduo. Neste caso, a família solicita a internação junto a uma clínica de reabilitação sob a avaliação do médico psiquiatra. Para te internarem contra asua vontade você precisa estar incapaz de gerir suas ações e apresentar riscosà própria vida e de outros.

Quem pode solicitar minha Internação?

Se eu possoser internado contra minha vontade , quem pode fazer essa solicitação? Asua família ou qualquer pessoa responsável por você. Na ausência dessas duasfiguras, alguma instituição de saúde também pode fazer a solicitação. Em todosos casos, o médico psiquiatra avaliará muito bem se realmente você precisa ounão te internação.

Logo, estejaciente de que se você está cometendo crimes para alimentar o seu vício emdrogas ou se você não está agindo conscientemente em suas ações, alguém poderáte internar mesmo contra sua vontade.

Artigos recentes

Outros artigos que podem te interessar

O uso da maconha e os seus efeitos no organismo
O uso da maconha e os seus efeitos no organismo

A maconha e seus efeitos, é constantemente debatido, sendo ela parte das drogas catalogadas como drogas ilícitas....

Quanto tempo uma pessoa pode ficar numa clínica de reabilitação?
Quanto tempo uma pessoa pode ficar numa clínica de reabilitação?

Quanto tempo uma pessoa pode ficar numa clínica de reabilitação? Esta é uma pergunta muito comum quando buscamos tratamento para um depe...

Quem é alcoólatra pode pegar o coronavírus?
Quem é alcoólatra pode pegar o coronavírus?

Quem é alcoólatra pode pegar o coronavírus? É fato de que o coronavírus, por ser uma doença relativamente nova, traz muitas incertezas...

Entre em contato

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais

Podemos te ajudar?