O uso da maconha e os seus efeitos no organismo

O uso da maconha e os seus efeitos no organismo

A maconha e seus efeitos, é constantemente debatido, sendoela  parte das drogas catalogadas comodrogas ilícitas.

Seus debates são sempremuito polêmicos, pois comprovadamente é uma droga ilícita de abuso e ao mesmotempo tem, também de forma comprovada, substâncias com propriedades medicinais

Para entender melhor sobreessa planta usada tanto para benefícios medicinais quanto para atividadesilícitas recreativas.

O que é a maconha?

Não se sabe exatamente deonde ela se originou, mas é creditado à Ásia a sua origem, e a princípio ocultivo da planta tinha como intuito a extração das suas fibras pela China.

Os debates que tem a drogacomo centro de discussões, ponderam os efeitos danosos da maconha no organismohumano e seus benefícios, devido às substâncias que estão presentes nela.

Conhecida como Cannabissativa, a maconha é uma droga ilícita, como falado anteriormente, mais usada nomundo todo.

Quais os efeitos da maconha?

Por ter efeitos mais levesque as demais drogas ilícitas, como a cocaína e crack, por exemplo, a maconhamuitas vezes não causa uma preocupação maior quanto aos seus danos.

No entanto, apesar deefeitos mais leves, nem sempre os seus danos não são sérios e irreversíveis,pois causam prejuízos significativos, em especial à saúde mental.

Esses efeitos têm relaçãocom os seguintes aspectos considerados:

l  Quantidade de consumo;

l  Qualidade do produto;

l  Tolerância da pessoa que ausa;

l  O contexto em que a drogaestá sendo utilizada;

l  A associação feita emconjunto com outras substâncias;

l  E outros.

E quanto mais cedo ousuário começar a fazer uso da droga, mais danos são possíveis em níveisneurológicos, causados pela droga.

Seus efeitos podem ser decurto e longo prazo, classificados conforme explicação abaixo, que são causadaspela substância conhecida como Canabinóides.

 

Efeitos de curto prazo

Efeitos de longo prazo

Perda da noção de tempo e espaço

Deficiência cognitivas

Alterações no sistema sensitivo

Problemas no desenvolvimento fetal ou no Sistema Reprodutor

Alucinações

Alterações do Sistema Cardiovascular

Alterações na memória de curto prazo

Alterações do Sistema Respiratório

Letargia

Desenvolvimento de transtornos psiquiátricos

Taquicardia

Deficiência na percepção/julgamentos

Entre outros

Entre outros

 

A maconha desenvolve dependência química?

Como toda droga, a maconha e seus efeitos, pode simcausar a dependência química, principalmente quando o seu uso é prolongado.

Em contrapartida, aocontrário das outras drogas, os sintomas que se relacionam com a abstinência,não são sentidos por todos, como com as outras drogas.

Os principais sintomas deabstinência são:

l  Irritabilidade;

l  Insônia;

l  Dores de cabeça;

l  Depressão.

O que são os Canabinóides?

Entre todas as substânciasencontradas na maconha, que não são poucas, os canabinóides são os que foramencontrados abundantemente na planta, que são classificados em psicoativos enão psicoativos.

E entre eles, os maisimportantes são os Tetrahidrocanabinol e o Canabidiol, nos quais a principaldiferença é que o primeiro é psicoativo e o segundo é não psicoativo.

Isso significa queenquanto o de ação psicoativa  altera deforma nociva as atividades cerebrais, a não psicoativa tem ação terapêutica.

Vamos conhecê-los melhor:

Tetrahidrocanabinol,também conhecido como THC, é um canabinóide psicoativo, responsável pela açãonociva no cérebro daqueles que fazem uso da maconha de forma recreativa.

Sua ação cerebral, aoliberar dopamina em várias áreas cerebrais, causam efeitos como: agitação,alterações na forma como percebe-se o espaço e o tempo, confusão mental,letargia em alguns casos, influenciando o sistema motor do usuário, bem comoseu humor e etc.

Já o Canabidiol, ou CBD, éo tipo de canabinóide, não psicoativo, de uso medicinal, com efeitos contráriosao THC, trazendo a sensação de relaxamento, causando também, em alguns casos,sonolência.

Em sua ação medicinal, temajudado no tratamento de doenças de difícil controle medicamentoso, como é ocaso da epilepsia refratária, reduzindo e, em alguns casos, até zerando, onúmero de crises convulsivas diárias.

Tendo seus efeitosterapêuticos, conhecidos há séculos antes de Cristo, e atualmente usado notratamento de diversas outras doenças, como o caso da doença de Parkinson,melhorando a qualidade de vida destes pacientes, em diminuição dos espaçosdurante o período do sono.

Claro que o THC, tambémtem sua utilização terapêutica, mas com uso mais cauteloso devido sua ação comefeitos dependentes, contra algumas doenças como: controle de reações adversasnos tratamentos de quimioterapia, tratamento de dores crônicas, entre outras.

Agora que você já conhece a maconha e seus efeitos, procure aajuda adequada em caso de dependência, pois é uma droga ilegal, que causa danosno organismo e para tratamento terapêuticos, precisa de receita médicacontrolada e com liberação aprovada pelos órgãos competentes.

Artigos recentes

Outros artigos que podem te interessar

Quanto tempo uma pessoa pode ficar numa clínica de reabilitação?
Quanto tempo uma pessoa pode ficar numa clínica de reabilitação?

Quanto tempo uma pessoa pode ficar numa clínica de reabilitação? Esta é uma pergunta muito comum quando buscamos tratamento para um depe...

Quem é alcoólatra pode pegar o coronavírus?
Quem é alcoólatra pode pegar o coronavírus?

Quem é alcoólatra pode pegar o coronavírus? É fato de que o coronavírus, por ser uma doença relativamente nova, traz muitas incertezas...

 Tratamento na clínica para recuperação de álcool
Tratamento na clínica para recuperação de álcool

O tratamento na clínica para a recuperação de álcool pode ser uma perfeita solução para essa doença chamada alcoolismo....

Entre em contato

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais

Podemos te ajudar?