Tratamento de Dependência Química

Clique em BUSCAR para encontrar clínicas que fazem tratamento de dependência química

Tratamento de Dependência Química

O tratamentode dependência química é inexistente para muitas pessoas. Muitos ainda nãosabem que a dependência química tem tratamento. Tem tratamento justamente porser uma doença. Doença que é caracterizada pelo uso abusivo de substâncias químicase que é crônica, progressiva e pode levar à morte.

Por isso,antes que a dependência química gere consequências irreparáveis é importantevocê saber sobre os tipos de tratamento que existem. Escolha o que mais fazsentido para você e busque cuidado.

Tratamento com medicação

O tratamentode dependência química com medicação é utilizado nos casos onde o organismodo dependente químico está muito comprometido. As drogas afetam os parâmetroscognitivos, afetivos e motores do ser humano, alterando toda a forma como osdiferentes sistemas se comportam.

Nestesentido, diferentes drogas afetam drasticamente muitos órgãos do corpo humano. Logo,se faz necessário o uso de medicações para tratamento dessas complicações.Alterações mentais também são percebidas e nestes casos também é necessário aintervenção medicamentosa.

Tratamento com internações

O tratamentode dependência química com internações é o mais utilizado entre os tipos detratamentos. Esse tipo de intervenção geralmente é utilizado pelas clínicas dereabilitação e recuperação que tem como foco a abstinência de drogas. O tempode internação vai variar de caso para caso, podendo durar dias, meses e atéanos.

São 3 tiposde internações. Internação voluntária, quando o sujeito aceita de livre eespontânea vontade se internar. Internação involuntária, quando o dependentequímico não quer se tratar e a solicitação é feita pelos parentes. Por último,internação compulsória, quando a internação é determinada pela justiça.

Tratamento com psicoterapia

O tratamentode dependência química com psicoterapia é muito eficaz. A doença serátratada para além do uso nocivo de substâncias psicotrópicas. Os aspectosemocionais, afetivos e psíquicos do sujeito serão tratados em conformidade como objetivo de tratar a dependência química.

Dentro daPsicologia existem várias abordagens. Cada uma delas irá trabalhar de acordocom suas respectivas visões. A terapia cognitiva por exemplo, visa auxiliar osujeito a desenvolver hábitos que o ajudem no tratamento da dependência química,mudando sua forma de pensar e de agir no ambiente.

Apsicanálise, que é uma outra grande abordagem dentro da Psicologia, objetivaentender o que está por trás do uso abusivo de álcool e outras drogas. Para apsicanálise a dependência química nada mais é do que um sintoma de algo queestá incomodando o sujeito. Logo, é preciso procurar esse motivo.

Tratamentos alternativos

O tratamentode dependência química utilizando tratamentos alternativos pode ser umaótima opção para aqueles dependentes que não se encaixaram em nenhum dostratamentos citados acima. Os tratamentos alternativos consistem em tratar adoença fora do consultório normal. A ideia é utilizar práticasnão-convencionais de intervenções em saúde.

Desta forma,o tratamento pode ser feito na comunidade do indivíduo. No parque, na esquinada rua, na praça, em qualquer lugar onde o indivíduo se sinta mais confortável.Há intervenções que são feitas inclusive nas cenas de uso de álcool e outrasdrogas. É um tipo de tratamento ideal para quem não gosta de internações.