Como ajudar uma pessoa viciada?
Muitas pessoas não sabem como ajudar uma pessoa viciada e acabam contribuindo para que o indivíduo se afunde ainda mais no vício. De fato, saber lidar com uma pessoa viciada em álcool e ou drogas, não é algo fácil. Alguns na tentativa de ajudar acabam reagindo de maneira errada e assim afastam o viciado.
A primeira coisa que você precisa ter em mente para saber como ajudar uma pessoa viciada é que o vício em drogas é mais do que um simples vício. É uma doença chamada dependência química, que precisa de tratamento. Além disso, te daremos 6 dicas para te auxiliar no processo de ajuda ao dependente químico.
1. Não julgue
A primeira dica para saber como ajudar uma pessoa viciada é não julgá-la. Por mais que, o indivíduo não reconheça a doença e não queira se tratar, ele sabe que existe algo diferente nos seus hábitos. Ele sabe que aos poucos várias áreas de sua vida estão sendo prejudicadas.
Julgar a pessoa viciada é definitivamente o que você não pode fazer.
Pois, os motivos que levam a pessoa a entrar para o mundo das drogas são inúmeros. Inclusive, ela pode ter adquirido o vício contra sua própria vontade, portanto não saia julgando a pessoa, procure escuta-la.
2. Escute
A escuta é bem diferente do julgamento. Todo mundo deseja ser escutado e compreendido. A escuta é diferente de ouvir pois nesta última você apenas empresta a sua audição para as palavras do outro, mas na primeira você oferece a sua atenção ao que está sendo dito. Escutar com atenção faz o outro se sentir confiante e seguro.
3. Ofereça o tratamento
Dentre as formas para saber Como ajudar uma pessoa viciada o que não pode faltar é a oferta de tratamento. A dependência química é uma doença e como tal ela precisa ser tratada. Por isso, sente-se com a pessoa que você está querendo ajudar e oriente a ela quanto aos tratamentos possíveis. Há vários tipos de tratamento que vão desde internações até idas às instituições.
4. Apoie
O apoio é fundamental para qualquer tipo de pessoa. Para as que são viciadas isso é ainda mais importante. Ela precisa saber que não está sozinha e que pode contar com você. Durante o tratamento haverá tentações para as recaídas. São justamente nesses momentos que ela precisará contar com o seu apoio.
5. Não abandone
Não basta somente saber como ajudar uma pessoa viciada se você for abandona-la depois. Geralmente o dependente químico é alguém frágil e carente de companhia. Logo, não saia da vida dessa pessoa. Não a abandone mesmo quando ela já tiver concluído o tratamento. Seja amigo (a), companheiro (a), parceiro (a).
6. Ajude a pessoa a se cuidar
O vício em álcool e drogas vai sugando todas as energias do indivíduo. É natural que ele fique desmotivado, sem interesse para se cuidar. Desta forma, você pode ajuda-lo nesse processo de autocuidado. Ir às consultas médicas com a pessoa viciada por exemplo, pode ser de grande ajuda para ela. Ela saberá que não está sozinha nesse processo.