Como ajudar uma pessoa viciada?

Como ajudar uma pessoa viciada?

Muitas pessoas não sabem como ajudar uma pessoa viciada e acabam contribuindo para que o indivíduo se afunde ainda mais no vício. De fato, saber lidar com uma pessoa viciada em álcool e ou drogas, não é algo fácil. Alguns na tentativa de ajudar acabam reagindo de maneira errada e assim afastam o viciado.


A primeira coisa que você precisa ter em mente para saber como ajudar uma pessoa viciada é que o vício em drogas é mais do que um simples vício. É uma doença chamada dependência química, que precisa de tratamento. Além disso, te daremos 6 dicas para te auxiliar no processo de ajuda ao dependente químico. 

1. Não julgue

A primeira dica para saber como ajudar uma pessoa viciada é não julgá-la. Por mais que, o indivíduo não reconheça a doença e não queira se tratar, ele sabe que existe algo diferente nos seus hábitos. Ele sabe que aos poucos várias áreas de sua vida estão sendo prejudicadas.

Julgar a pessoa viciada é definitivamente o que você não pode fazer.


Pois, os motivos que levam a pessoa a entrar para o mundo das drogas são inúmeros. Inclusive, ela pode ter adquirido o vício contra sua própria vontade, portanto não saia julgando a pessoa, procure escuta-la. 

2. Escute

A escuta é bem diferente do julgamento. Todo mundo deseja ser escutado e compreendido. A escuta é diferente de ouvir pois nesta última você apenas empresta a sua audição para as palavras do outro, mas na primeira você oferece a sua atenção ao que está sendo dito. Escutar com atenção faz o outro se sentir confiante e seguro. 

3. Ofereça o tratamento

Dentre as formas para saber Como ajudar uma pessoa viciada o que não pode faltar é a oferta de tratamento. A dependência química é uma doença e como tal ela precisa ser tratada. Por isso, sente-se com a pessoa que você está querendo ajudar e oriente a ela quanto aos tratamentos possíveis. Há vários tipos de tratamento que vão desde internações até idas às instituições.

4. Apoie

O apoio é fundamental para qualquer tipo de pessoa. Para as que são viciadas isso é ainda mais importante. Ela precisa saber que não está sozinha e que pode contar com você. Durante o tratamento haverá tentações para as recaídas. São justamente nesses momentos que ela precisará contar com o seu apoio. 

5. Não abandone 

Não basta somente saber como ajudar uma pessoa viciada se você for abandona-la depois. Geralmente o dependente químico é alguém frágil e carente de companhia. Logo, não saia da vida dessa pessoa. Não a abandone mesmo quando ela já tiver concluído o tratamento. Seja amigo (a), companheiro (a), parceiro (a). 

6. Ajude a pessoa a se cuidar

O vício em álcool e drogas vai sugando todas as energias do indivíduo. É natural que ele fique desmotivado, sem interesse para se cuidar. Desta forma, você pode ajuda-lo nesse processo de autocuidado. Ir às consultas médicas com a pessoa viciada por exemplo, pode ser de grande ajuda para ela. Ela saberá que não está sozinha nesse processo.

Artigos recentes

Outros artigos que podem te interessar

O que fazer quando se tem um filho drogado?
O que fazer quando se tem um filho drogado?

O que fazer quando se tem um filho drogado é uma pergunta que atormenta diariamente milhares de famílias no Brasil e no mundo. Hoje trarem...

Quais os remédios indicados para combate ao alcoolismo?
Quais os remédios indicados para combate ao alcoolismo?

Certamente existem remédios indicados para combate ao alcoolismo, sendo que muitas pessoas entendem que nem sempre apenas o tratamento com ...

Como a psiquiatria pode ajudar no tratamento do alcoolismo
Como a psiquiatria pode ajudar no tratamento do alcoolismo

Hoje você irá saber como a psiquiatria pode ajudar no tratamento do alcoolismo. Nossos resultados são comprovados, em pacientes com terap...

Entre em contato

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais

Podemos te ajudar?