Como a psiquiatria pode ajudar no tratamento do alcoolismo

Como a psiquiatria pode ajudar no tratamento do alcoolismo

Hoje você irá saber como a psiquiatria pode ajudar notratamento do alcoolismo. Nossosresultados são comprovados, em pacientes com terapias psiquiátricas, paraajudar no tratamento do alcoolismo, com recuperação e em todos os sentidos, nessetratamento do alcoolismo.

Nós da Catálogo de Clínicas de Recuperação estamos nomercado há mais de 17 anos e somos especializados no tratamento do alcoolismo(masculino e feminino).  

 A relação entre psiquiatria e alcoolismo

O alcoolismo ou dependência alcoólica é umconsumo abusivo de álcool. É considerado um padrão destrutivo de ingestão,podendo provocar uma intoxicação ou abstinência, com sintomas que são psíquicosou físicos, que são bem desagradáveis. É um transtorno mental que é um distúrbiopsiquiátrico muito comum no mundo e que se desenvolve ao longo do tempo, ao serconsumido o álcool.

Se por um lado o alcoolismo é um transtornomental, o psiquiatra é o especialista que é o profissional indicado para essetratamento. O álcool é uma substância depressora do sistema nervoso central eao ser consumido exageradamente, pode provocar sedação, comprometimento nafala, alterações motoras e prejuízos em áreas que são vitais do cérebro.

Uma ingestão desenfreada do álcool podecausar muitas mudanças químicas no cérebro. Todas essas mudanças poderão gerarum sentimento de prazer, aumentando o descontrole em relação às quantidades,fazendo com que o indivíduo possa ingerir doses cada vez maiores da bebida.Progressivamente a sensação de prazer diminui e a pessoa continua a beber, paraevitar a abstinência.

Ostranstornos mentais dessa bebida 

Os transtornos mentais causados pelo álcool podemser mentais agudos ou crônicos. O primeiro é temporário, incluindo alucinações,amnésia parcial, desorientação, delírios que são paranoicos, convulsões,alucinações, ansiedade, insônia, taquicardia e tremores. Os transtornoscrônicos duram mais e são uma demência alcoólica, alterações de personalidade eencefalopatia.

O uso do álcool funciona como um gatilho paraos surtos que são psicóticos, provocando também reações que são inesperadas,intensificando os sintomas que são de transtornos mentais graves, como aesquizofrenia. Muitas pessoas que possuem uma tendência para a psicose, podem numavida inteira não manifestar esses traços que são psicóticos e com o consumo doálcool, irão desenvolver um distúrbio mental.

Otratamento

Esse tratamento para o alcoolismo costuma serrealizado em algumas etapas, incluído uma desintoxicação que é realizadaatravés do consumo do álcool que é junto com uma medicação. Contudo, apsicoterapia individual e familiar pode ser de grande utilidade para o pacientee a sua família, para compreenderem o problema e para que conheçam todos osaspectos psicológicos envolvidos nessa dependência.  

As sessões com um psiquiatra na Clínica Restituindo Vidas são bem eficientes para o tratamento de problemas que podemestar associados ao alcoolismo, como a depressão, a ansiedade e o transtornobipolar. Esse profissional é o que será o especialista para a prevenção, odiagnóstico e o tratamento de doenças que são psicossomáticas. Será ele oauxiliar do paciente.

O psiquiatra é o que pode prescrever osmedicamentos para o paciente tomar, se for preciso. Ele também é o médicoespecializado nas patologias mentais, para receitar algum tratamento e toda asua posologia. Ele ainda pode trabalhar em conjunto com uma psicoterapia, paraauxiliar na descoberta da origem do problema do alcoolismo. Venha conhecer as melhores clínicas de recuperação do Brasil.

Artigos recentes

Outros artigos que podem te interessar

O uso da maconha e os seus efeitos no organismo
O uso da maconha e os seus efeitos no organismo

A maconha e seus efeitos, é constantemente debatido, sendo ela parte das drogas catalogadas como drogas ilícitas....

Quanto tempo uma pessoa pode ficar numa clínica de reabilitação?
Quanto tempo uma pessoa pode ficar numa clínica de reabilitação?

Quanto tempo uma pessoa pode ficar numa clínica de reabilitação? Esta é uma pergunta muito comum quando buscamos tratamento para um depe...

Quem é alcoólatra pode pegar o coronavírus?
Quem é alcoólatra pode pegar o coronavírus?

Quem é alcoólatra pode pegar o coronavírus? É fato de que o coronavírus, por ser uma doença relativamente nova, traz muitas incertezas...

Entre em contato

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais

Podemos te ajudar?