Quem é alcoólatra pode pegar o coronavírus?
Quem é alcoólatra pode pegar o coronavírus? É fato de que o coronavírus, por ser uma doençarelativamente nova, traz muitas incertezas em relação às suas prevenções etratamentos.
À medida que essa doença cresce e avança, váriassoluções são procuradas pela população, e a busca por informações só cresce.
Algumas soluções são exemplos de empatia esolidariedade, como a produção e doação de álcool em gel a partir de rejeitosde destilações.
Só que outras soluções acabam atrapalhando asinformações corretas. Existem muitas fake news que são replicadas por milharesde pessoas, e isso é muito sério. Veja a seguir algumas dúvidas que podemsurgir a respeito do coronavírus e do álcool.
É PERIGOSO COMPARTILHAR OBJETOS?
Sim! É perigoso compartilhar objetos como copos, porexemplo. Quando você compartilha seu copo com outra pessoa, vocês podem tercontato com a saliva um do outro, e isso é um risco de contaminação para ocoronavírus.
Mesmo que a pessoa não tenha pego o coronavírus, elapode ter contato com outra pessoa que teve, transferindo esse vírus para o copoou objeto compartilhado, aumentando o risco de contaminação.
O ÁLCOOL DAS BEBIDAS PODE SUBSTITUIRO ÁLCOOL EM GEL?
Apesar de serem produzidos a partir de processosparecidos, o álcool presente nas bebidas é totalmente diferente do álcool em gel.A bebida alcoólica precisa ter cerca de 48% de concentração de álcool, e issonão é suficiente para matar o vírus.
Além disso, especialistas afirmam que pela adição deaçúcares nas bebidas, o ambiente pode ser mais suscetível a contaminação. Por isso, bebida alcoólica ésomente para consumo.
Quando se precisa limpar um ambiente ou higienizar asmãos, o recomendável é que a concentração seja maior que 60%.
Para as mãos, é recomendado o uso de água e sabão. Essamistura pode eliminar o vírus, diminuindo o risco de contaminação. O álcool emgel só deve ser utilizado quando não é possível lavar as mãos com água e sabão.
Algumas empresas de bebidas alcoólicas do país e domundo, utilizaram de suas capacidades para ajudar ao próximo, produzindo álcoolem gel para doar a hospitais e pessoas que não tinham condições de comprar.Mas, para isso, elas precisavam contar com autorizações. Não é qualquer empresaque pode fazer isso.
QUEM É ALCOÓLATRA PODE PEGAR OCORONAVÍRUS?
Se a sua pergunta também estiver relacionada com o fatode que quem bebe álcool não pode pegar o coronavírus, suas suposições estãoerradas.
Além disso, incluir alimentos cítricos em sua rotinacomo laranja, limão e morangos vai apenas aumentar sua imunidade, e nãocombater o vírus. Quando sua imunidade está fortalecida, seu organismo conseguecombater os invasores dos vírus, amenizando os sintomas das doenças.
Exatamente por isso, é tão importante manter umaalimentação equilibrada e saudável, com os mais variados tipos de alimentospara ter a disposição de todos os nutrientes possíveis.
Contudo, as bebidas e os alimentos não são barreiras contrainfecções de vírus. Mesmo que haja alguns estudos de bebidas que fazem bem paraa nossa saúde, as bebidas destiladas não entram nesta questão. Elas não podemcombater o coronavírus.
Uma das fake news que circulam nas redes sociais ésobre uma pessoa que afirmou ser curada consumindo mel com uísque. Essa notíciaé falsa e não deve ser compartilhada.
Até o momento não existe nada comprovado que possaimpedir a manifestação do vírus.
QUANDO EU BEBO, FICO MAIS VULNERÁVELAO VÍRUS?
A bebida alcoólica no geral é prejudicial à saúde. Seuconsumo moderado não. Segundo infectologistas, a bebida não tem o poder deaumentar as chances de se contrair o coronavírus. A infecção acontece através do contato de outra pessoa infectada.
Já o consumo do álcool em excesso, pode trazerproblemas ao corpo, visto que aumenta a debilidade do organismo. Quando se temuma infecção, o problema fica ainda mais grave. Os efeitos do álcool podemagravar os sintomas de uma infecção por vírus.
O consumo excessivo de álcool gera uma sobrecarga aofígado. Nosso corpo tenta neutralizar essa sobrecarga, produzindo substânciaspara controlar a sobrecarga. Com isso, quando há uma infecção, essa contençãodo vírus pode ficar desfalcada.
Com o passar do tempo, a sobrecarga do fígado podelevar à fibrose devido às lesões causadas. Essa fibrose pode se tornar emcirrose hepática, atrapalhando o funcionamento do fígado.
Quem possui doença hepática faz parte do grupo de riscopara o coronavírus e não pode consumir bebida alcoólica.
É importante se cuidar e seguir as recomendaçõesnecessárias para amenizar os sintomas. Se prevenir, usar máscaras e semprelavar as mãos, além de não se aglomerar, são cuidados que devem ser tomados.
Conte com o Catálogo Clínicas de Recuperação que atende de forma segura mesmo em meio a esta pandemia do Covid-19.