O uso da maconha e os seus efeitos no organismo
A maconha e seus efeitos, é constantemente debatido, sendoela parte das drogas catalogadas comodrogas ilícitas.
Seus debates são sempremuito polêmicos, pois comprovadamente é uma droga ilícita de abuso e ao mesmotempo tem, também de forma comprovada, substâncias com propriedades medicinais
Para entender melhor sobreessa planta usada tanto para benefícios medicinais quanto para atividadesilícitas recreativas.
O que é a maconha?
Não se sabe exatamente deonde ela se originou, mas é creditado à Ásia a sua origem, e a princípio ocultivo da planta tinha como intuito a extração das suas fibras pela China.
Os debates que tem a drogacomo centro de discussões, ponderam os efeitos danosos da maconha no organismohumano e seus benefícios, devido às substâncias que estão presentes nela.
Conhecida como Cannabissativa, a maconha é uma droga ilícita, como falado anteriormente, mais usada nomundo todo.
Quais os efeitos da maconha?
Por ter efeitos mais levesque as demais drogas ilícitas, como a cocaína e crack, por exemplo, a maconhamuitas vezes não causa uma preocupação maior quanto aos seus danos.
No entanto, apesar deefeitos mais leves, nem sempre os seus danos não são sérios e irreversíveis,pois causam prejuízos significativos, em especial à saúde mental.
Esses efeitos têm relaçãocom os seguintes aspectos considerados:
l Quantidade de consumo;
l Qualidade do produto;
l Tolerância da pessoa que ausa;
l O contexto em que a drogaestá sendo utilizada;
l A associação feita emconjunto com outras substâncias;
l E outros.
E quanto mais cedo ousuário começar a fazer uso da droga, mais danos são possíveis em níveisneurológicos, causados pela droga.
Seus efeitos podem ser decurto e longo prazo, classificados conforme explicação abaixo, que são causadaspela substância conhecida como Canabinóides.
Efeitos de curto prazo | Efeitos de longo prazo |
Perda da noção de tempo e espaço | Deficiência cognitivas |
Alterações no sistema sensitivo | Problemas no desenvolvimento fetal ou no Sistema Reprodutor |
Alucinações | Alterações do Sistema Cardiovascular |
Alterações na memória de curto prazo | Alterações do Sistema Respiratório |
Letargia | Desenvolvimento de transtornos psiquiátricos |
Taquicardia | Deficiência na percepção/julgamentos |
Entre outros | Entre outros |
A maconha desenvolve dependência química?
Como toda droga, a maconha e seus efeitos, pode simcausar a dependência química, principalmente quando o seu uso é prolongado.
Em contrapartida, aocontrário das outras drogas, os sintomas que se relacionam com a abstinência,não são sentidos por todos, como com as outras drogas.
Os principais sintomas deabstinência são:
l Irritabilidade;
l Insônia;
l Dores de cabeça;
l Depressão.
O que são os Canabinóides?
Entre todas as substânciasencontradas na maconha, que não são poucas, os canabinóides são os que foramencontrados abundantemente na planta, que são classificados em psicoativos enão psicoativos.
E entre eles, os maisimportantes são os Tetrahidrocanabinol e o Canabidiol, nos quais a principaldiferença é que o primeiro é psicoativo e o segundo é não psicoativo.
Isso significa queenquanto o de ação psicoativa altera deforma nociva as atividades cerebrais, a não psicoativa tem ação terapêutica.
Vamos conhecê-los melhor:
Tetrahidrocanabinol,também conhecido como THC, é um canabinóide psicoativo, responsável pela açãonociva no cérebro daqueles que fazem uso da maconha de forma recreativa.
Sua ação cerebral, aoliberar dopamina em várias áreas cerebrais, causam efeitos como: agitação,alterações na forma como percebe-se o espaço e o tempo, confusão mental,letargia em alguns casos, influenciando o sistema motor do usuário, bem comoseu humor e etc.
Já o Canabidiol, ou CBD, éo tipo de canabinóide, não psicoativo, de uso medicinal, com efeitos contráriosao THC, trazendo a sensação de relaxamento, causando também, em alguns casos,sonolência.
Em sua ação medicinal, temajudado no tratamento de doenças de difícil controle medicamentoso, como é ocaso da epilepsia refratária, reduzindo e, em alguns casos, até zerando, onúmero de crises convulsivas diárias.
Tendo seus efeitosterapêuticos, conhecidos há séculos antes de Cristo, e atualmente usado notratamento de diversas outras doenças, como o caso da doença de Parkinson,melhorando a qualidade de vida destes pacientes, em diminuição dos espaçosdurante o período do sono.
Claro que o THC, tambémtem sua utilização terapêutica, mas com uso mais cauteloso devido sua ação comefeitos dependentes, contra algumas doenças como: controle de reações adversasnos tratamentos de quimioterapia, tratamento de dores crônicas, entre outras.
Agora que você já conhece a maconha e seus efeitos, procure aajuda adequada em caso de dependência, pois é uma droga ilegal, que causa danosno organismo e para tratamento terapêuticos, precisa de receita médicacontrolada e com liberação aprovada pelos órgãos competentes.