Tratamento Cleptomania

Clique em BUSCAR para encontrar clínicas que fazem tratamento cleptomania

Tratamento Cleptomania

O tratamento para cleptomaniaé voltado para pessoas que possuem o transtorno de impulso, e para podercontrola-lo a pessoa deve consultar um psicólogo, o mesmo deve iniciar apsicoterapia.

Geralmente, o próprio psicólogoacaba aconselhando a consulta direta com o psiquiatra, afinal, os medicamentospodem simplesmente ajudar no controle da vontade de roubar.

É importante salientarmos aqui,que a psicoterapia acaba sendo plenamente importante para desenvolver métodoscapazes de ajuda a pessoa a se controlar e evitar furtos. Por exemplo, comfrases que relembram a culpa que a pessoa sente após o furto!

Apesar de existir o tratamentopara cleptomania ele definitivamente é demorado, e também é essencial oapoio da família, tudo para ajudar o paciente a controlar essa doença.

Como funciona o tratamento para cleptomania?

Na realidade, o tratamentopara cleptomania tende a começar a partir da Terapia Cognitivo –Comportamental (TCC) e da interdisciplinaridade.

Em relação a cleptomaniasabidamente ela é um transtorno impulsivo, é nesse momento em que a pessoaacaba furtando objetos desnecessários para si ou que não possuem valormonetário algum.

Lembrando que nesses casos é umcomportamento que não tem nada a ver com a falta de caráter ou ainda falta deética. Os objetos furtados normalmente são de baixo valor, e despertam nocleptomaníaco o desejo incontrolável de possui-lo e dessa forma o mesmo age!

Na realidade, durante a TCC épreciso que o paciente entenda muito bem o funcionamento de sua psicopatologia,deve ainda saber o histórico da doença ao longo do tempo, e a partir daí omédico decide uma série de técnicas capazes de auxiliar a pessoa a sair dessacondição.

Lembrando que a TCC geralmente écapaz de auxiliar a pessoa a perceber que possui mais funcionalidade, a mesmaacaba questionando seus pensamentos distorcidos que ficam criando sentimentosnegativos.

Tudo isso fará com que a pessoasinta alívio de sua angústia e a melhora psicológica e comportamental serãogradativas.

Ademais, em última instância o tratamentopara cleptomania fará com que as crenças negativas que o indivíduodesenvolveu desde sua infância percam força e sentido total ao longo doprocesso terapêutico.

Com o decorrer do tratamento, opaciente tende a aprender várias técnicas e exercícios que farão com que omesmo consiga entender que consegue obter o controle!

Entenda quais são os sintomas e diagnóstico

Sabidamente a cleptomania deveaparecer no final da adolescência e logo no início da vida adulta, sendo queseu diagnóstico é feito por um psicólogo ou até mesmo psiquiatra mediante 4sintomas bem distintos:

·       Sensação crescente de tensão antes da realizaçãodo furto;

·       Incapacidade de resistir aos impulsos de furtasobjetos que são desnecessários;

·       Alívio ou prazer no momento exato do furto;

·       Sensação de remorso, vergonha, culpa e depressãoapós o furto.

Claro que esses sintomasdiferenciam a pessoa que possui cleptomania com os ladrões comuns, isso porqueas mesmas tendem a furtar objetos sem pensar no valor final.

Lembrando que na maior parte doscasos em que a pessoa possui esta doença, os objetos furtados nunca nem mesmosão usados e não chegam a ser devolvidos para o dono verdadeiro.

E quais são as causas da cleptomania?

Para realizar o tratamentopara cleptomania corretamente, existe a necessidade de entender a origem doproblema, porém, não há uma causa definida, no entanto, a mesma pode estarcompletamente relacionada aos transtornos de humor e haver histórico dealcoolismo na família.

Além do mais, os pacientes emquestão costumam apresentar uma certa diminuição da produção do hormônioconhecido como serotonina, que também é o hormônio do prazer, e claramente ofurto aumenta esse hormônio no organismo.

Isso tudo pode acabar causandouma espécie de “vício” que está por trás de todos os parâmetros dessa doença.

É importante que o própriopaciente ou a família busque ajuda especializada em clínicas, centros,hospitais, enfim.

Lembrando que esse transtornopode não somente levar a complicações psicológicas como pode trazer muitosproblemas para a vida pessoal.

Além de todas as dificuldadesemocionais que surgem, é muito comum que os pacientes sejam surpreendidos nomomento do furto, e que precisem responder junto à polícia por suas atitudes eisso pode acabar acarretando problemas graves como prisão.

Por isso buscar ajuda psicológicae psiquiátrica é essencial, e a pessoa poderá entender tudo que acontece!