Tratamento Ciúme Patológico
O tratamento para ciúme patológico surgiu depois de a medicina reconhecer que o ciúme patológico éum transtorno obsessivo, sendo assim, há a necessidade de o indivíduo se tratarpara retornar ao comportamento normal.
Mas o que é esse transtorno? Noque ele consiste? De que forma o tratamento é realizado? Como reconhecer ossintomas? Continue a leitura e será possível entender tudo que acontece apartir deste transtorno.
Tratamento para ciúme patológico
O tratamento para ciúme patológico deve depender dodiagnóstico e da análise do quadro em geral, após o médico psiquiatra e opsicólogo avaliarem a situação conseguem obter então um parâmetro melhor doquadro do paciente.
Geralmente o tratamento é feito apartir de Terapia Cognitivo Comportamental e com possíveis medicamentos quandohá necessidade de tratar alguns outros transtornos relacionados a esse que estáem atividade.
Lembrando da importância daavaliação médica e psiquiatra para entendimento geral do transtorno e dasmaneiras de tratar!
O que é o ciúme patológico?
O ciúme como bem entendemos é umsentimento extremamente comum, claro que não existem estudos que sejam capazesde dar uma ideia da porcentagem de sua presença na população.
Porém, podemos salientar que elese caracteriza por:
· Uma espécie de reação frente a uma ameaçapercebida;
· Quando há um rival imaginário ou real;
· Essa é uma reação volta para a eliminação deriscos da perda do objeto amado;
Até aí podemos destacar que setrata do ciúme comum. Porém, e quando o ciúme acaba excedendo quase base deracionalidade e finalmente desemboca em ações mais exageradas e trazemsofrimento desmedido à pessoa que o sente.
E o ciúme excessivo não prejudicaapenas quem sente, mas pode afetar o companheiro ou companheira na mesmaintensidade.
Podemos dizer que o ciúmepatológico é justamente um transtorno obsessivo em que o individuo acaba porapresentar controle em excesso sobre o outro, fazendo com que coisascorriqueiras sejam entendidas como ameaças.
A pessoa sente enorme desejo decontrolar e comandar o parceiro (a)m e há ainda significativa dificuldade dediferenciar o imaginário do real.
Entendendo as causas do Ciúme patológico
Para compreendermos mais o tratamento para ciúmepatológico é preciso que saibamos mais sobre o funcionamento sobre estetranstorno até porque ele é bem difícil de se diagnosticado, tudo porque aspessoas possuem tendência a relevar.
É importante salientar que dentrode termos clínicos não se pode apenas falar em uma síndrome única, claramentehá vários tipos de quadros.
Na realidade, a única coisa emcomum, é que eles compreende sentimentos que são perturbadores, absurdos ecompletamente desproporcionais, acabam finalizando em comportamentos bizarros einaceitáveis.
Em todos os quadros do transtorno há um medo desproporcionalde perder o parceiro (a) para um possível rival, além do aparecimento dedesconfiança excessiva e infundada, que acaba gerando prejuízos no trabalho, emcasa e na vida social em geral.
Lembrando ainda, que o tratamentopara ciúme patológico engloba várias frentes, porque dentro destetranstorno muitas emoções são experimentadas, entre elas: depressão, ansiedade,humilhação, vergonha, culpa e até desejo de vingança.
O portador do transtorno se sentedesconfiado, vulnerável e com a autoestima lá embaixo, e como defesa acabaadotando um comportamento egoísta, impulsivo e provavelmente agressivo.
Veja abaixo alguns elementos que estão intimamente ligadosao ciúme patológico:
· Irracionalidade e absurdo na avaliação deinfidelidade ou ainda nas reações a ela;
· Crença muito estimada sobre a possívelinfidelidade do parceiro;
· Medo desproporcional de perder o espaço ouparceiro;
· Evidências gritantes de prejuízos sociais queforam causados pelo excesso de ciúmes;
· Presença de ideias delirantes, obsessivas eprevalentes sobre a infidelidade;
Por que é importante obter um diagnóstico correto?
Certamente o tratamento paraciúme patológico somente funcionará se o diagnóstico for feitocorretamente, e claro esse processo não é nada simples, pode haver uma enormegama de quadros e doenças relacionadas.
Sendo assim, é uma situação emque fica inegável a necessidade da ajuda profissional e especializada que podeser encontrada em hospitais e clínicas psiquiátricas.
Lembrando sempre, que para cadaquadro apresentado o tratamento acaba sendo diferenciado, sendo que o mesmoainda pode proporcionar as melhores condições para que a pessoa se recupere damelhor forma possível e consiga ter uma vida saudável e normal.