Tratamento Bulimia Nervosa
O tratamento para bulimianervosa é imprescindível para salvar a vida de pessoas que estão com estetranstorno psicológico, claramente ele pode ser fatal devido à subnutrição quetende a aparecer.
Esse é um problema silencioso, ea pessoa tende a esconder por muito tempo que está sofrendo com essetranstorno, somente olhares mais atentos conseguem ver o que está acontecendo,e é neste momento que a intervenção tem que ocorrer.
Tratamento para bulimia nervosa no que consiste?
Podemos dizer que há tratamentopara bulimia nervosa, e de forma geral é uma combinação de psicoterapia comreeducação alimentar, acompanhamento psiquiátrico e ainda participação emgrupos de apoio.
Lembrando que o tratamento paraesse transtorno é mais do que fundamental e por fim impede o agravamento deriscos à saúde física e psicológica.
Entendendo o que é bulimia nervosa
Certamente para entender comofunciona o tratamento para bulimia nervosa, é preciso saber exatamente oque é esse problema.
Na realidade, se trata de umtranstorno psicológico, é justamente aqui onde a pessoa acaba desenvolvendo acompulsão pela ingestão da quantidade excessiva de comida.
Depois da ingestão de comidadesregulada, acaba então surgindo o comportamento compensatório para evitaresse ganho de peso, entre eles: indução ao vômito e uso frequente de laxantes.
Sendo assim, podemos dizer que abulimia é um transtorno ligado de forma direta ao uso de medidas extremas comoforma de conter o peso e então se enquadrar em uma imagem ideal.
Há relação entre a bulimia e o distúrbio de imagem?
O tratamento para bulimianervosa é essencial, isso porque esse transtorno possui relação direta coma forma que a pessoa acaba enxergando seu corpo e se aceita ou não.
Dessa forma, é bem comum que osbulímicos tenham uma baixa autoestima e acabem enxergando uma imagemcompletamente distorcida da realidade principalmente quando se olham noespelho.
Claro que essa distorção deimagem é a grande responsável por provocar sentimentos de ansiedade, e issoacaba gerando angústia para o emagrecimento e até mesmo o conforto em comer.
É justamente por esses motivosque as pessoas que sofrem com esse transtorno acabam se escondendo para sealimentar.
É bem comum ainda que essespacientes comecem a induzir vômitos, tentem tomar medicamentos diuréticos, eainda acabam usando laxantes para provocar a eliminação de tudo que foiingerido, tudo isso é conhecido como ações purgativas.
Além do mais, existe aqueles queacabam passando por longos períodos em jejum ou até mesmo praticando exercíciosfísicos de forma exagerada, tudo para compensar, elas são chamadas de açõesrestritivas.
E quais são as causas da bulimia?
Para poder prescrever o tratamentopara bulimia nervosa, geralmente os médicos tentam achar a origem doproblema.
Porém, não é tão simples quantoparece, não há causa definida para a bulimia, justamente porque é um transtornoque pode variar de pessoa para pessoa.
É bom ainda considerar os fatoresgenéticos, familiares, traumáticos, psicológicos, culturais e sociais, tudopode influenciar no aparecimento e desenvolvimento deste transtorno.
Alguns estudos acabaram mostrandoque a bulimia nervosa normalmente acaba aparecendo em mulheres jovens, queestão entre a adolescência e o começo da idade adulta.
Quais são os sintomas da bulimia nervosa?
Certamente os sintomas da bulimianervosa acabam por aparecer em nível físico e psicológico, ademais, ainda háalguns sinais que podem claramente indicar que você ou até mesmo alguém próximoesteja desenvolvendo a bulimia.
Sendo assim, é bem importanteficar atento, tudo para que ao primeiro sinal de alerta acabe buscando ajudamédica.
Geralmente essa compulsão acabasendo desencadeada por alguns outros transtornos psicológicos entre eles:depressão, ansiedade, situações de estresse, intensa fome pós dietas ou atémesmo sentimentos ligados ao peso. Veja mais:
Sintomas psicológicos
· Vergonha de se alimentar em público;
· Baixa autoestima, excesso de timidez, sentimentode culpa;
· Imagem distorcida do próprio corpo;
· Muita preocupação com o corpo, peso e aalimentação;
· Irritabilidade, depressão e ansiedade;
Sinais físicos
· Cansaço, insônia e fadiga;
· Variações constantes de peso (ganho e perda depeso frequentes);
· Desenvolvimento de intolerância a algunsalimentos;
· Sensação de constipação intestinal e inchaço;
· Alterações nos ciclos menstruais das mulheres;
· Tonturas frequentes e desmaios;
· Problemas orais por indução ao vômito ehemorróidas;