Internação Involuntária
Certamente a internação involuntária deixa várias pessoas com dúvidas, afinal, algo forçado econtra a vontade da pessoa que está precisando de ajuda é capaz de fazer comque os familiares fiquem apreensivos em começar o processo.
Claro que ultimamente muitoaparece nas mídias informações sobre a lei de internação involuntária, queserve para amenizar e controlar o abuso de substâncias químicas e ainda osdanos causados à família do dependente! Vamos entender um pouco mais sobre oassunto abaixo!
Veja o que é internação involuntária
A internação involuntária permite a internação sem o consentimento prévio do dependente, a lei de nº13.840, de 5 de junho de 2019 permite ainda que o adicto seja internado semautorização judicial como anteriormente pedia a internação compulsória.
Porém, de acordo com a nova lei,essa internação sem autorização judicial somente pode ser realizada em unidadesde saúde ou ainda em hospitais com equipes multidisciplinares.
Elas que devem ser obrigatoriamenteautorizadas por um médico registrado no Conselho Regional de Medicina – CRM doEstado onde está o estabelecimento que irá realizar a internação em questão.
Dessa forma, pode-se dizer quenão há necessidade alguma de autorização judicial, entretanto, a mesma somentepode ser realizada após a formalização da decisão por um médico responsável.
Sendo assim, é válido dizer queas comunidades terapêuticas não possuem a permissão para realizar esse tipo deinternação.
Ademais, podemos salientar que a novalei acabou proporcionando a internação sem muitas burocracias, e isso tornouesse processo ainda mais ágil permitindo o socorro a pessoas dependentes quetrazem risco para sua vida e das demais pessoas ao redor.
Essas pessoas geralmente nãoestão mais em condições de reconhecer a gravidade do problema que de fato estãoenfrentando.
Reconhecendo um dependente químico
A dependência química realmentedeixa resquícios, afinal, é um problema bem sério, e reconhecer a dependênciaem uma pessoa pode ser mais difícil do que imaginamos. Sendo assim, vamosconferir abaixo quais são os sinais presentes no adicto:
· Há um descuido com a aparência: os adictosacabam se tornando negligentes com sua aparência, logo não dão muito valor aotrabalho ou ainda à família. Ademais, mentem e fogem de compromissos;
· Aparecimento de problemas financeiros: o usuáriotende a investir cada vez mais para poder usar drogas, sendo assim, a pessoadeixa de pagar contas importantes para poder usar o produto;
· Alterações comportamentais ficam evidentes: adepressão pode aparecer e o indivíduo começa a sentir prazer apenas ao usar adroga. Podem ficar impacientes, irritadiços e agressivos;
· Mudanças no círculo de amigos: preste atenção emquem anda com o adicto, geralmente começam a andar sempre juntos, eles tendem apriorizar os outros dependentes;
Por que a internação involuntária pode ser a solução?
Apesar de o processo desolicitação da internação involuntária seja bem dolorosa, precisamosentender que isso deve acontecer para proteção do próprio dependente, afinal, épreciso pensar nos benefícios que a intervenção trará.
Dessa forma, é bem importante queo dependente passe por avaliação médica especializada para definição detratamento ou período de internação.
Sendo assim, podemos dizer queesse tipo de internação acabará ajudando a equilibrar por completo a vida depessoas em crise, para que as mesmas voltem a ser quem eram antes de se tornarcompletamente dependentes.
Logo, é bem importante desmistificarmos esse tipo deinternação pois ele tira a pessoa de seu convívio com outros dependentes, eajuda na recuperação da mesma!