Comunidade Terapêutica
Você sabe o que é uma comunidade terapêutica? Certamente se chegou até aqui precisa que suas dúvidas comrelação a esse local sejam respondidas, não é mesmo?
Se você possui algum familiar ouestá em uma situação que precisa de ajuda para sair da dependência química,saiba que as CTs como são conhecidas podem simplesmente ser uma opção pararecuperação e reabilitação.
Abaixo será possível compreendero funcionamento delas, e de que forma elas acabam realizando os tratamentos comos adictos, confira tudo!
Saiba tudo sobre comunidade terapêutica
Na realidade, as comunidadesterapêuticas, são nada mais nada menos, do que uma modalidade deintervenção clínica, a mesma é voltada totalmente para a recuperação dosdependentes químicos.
Lembrando ainda, que as primeirasiniciativas do modelo contemporâneo atual, acabam datando de meados do séculoXX, sendo que originalmente elas surgiram no Reino Unido e nos Estados Unidos.
Além disso, a primeira CT noBrasil ficou conhecida como Desafio Jovem, e é válido salientar que foi fundadano ano de 1968 em Goiânia.
É muito certo afirmar que aadministração dessas comunidades no Brasil de fato esteve bem ligada aosmomentos religiosos, com um destaque bem grande para as iniciativas privadasque são vinculadas completamente à fé católica ou evangélica.
Justamente por esse motivo, namaioria delas é possível visualizar que há o pilar da “espiritualidade” queanda juntamente com os pilares da disciplina e do trabalho, tudo tendo comobases o modelo de cuidado proposto pela CT.
Ademais, a disposição dedoutrinas religiosas cristãs como pratica de espiritualidade acaba sendofacultativa, entretanto, acabou ganhando muito corpo na versão brasileira desseconceito, principalmente na origem do modelo dentro do país.
Claro que o objetivo principaldas comunidades terapêuticas é justamente o de fazer com que a pessoainterrompa completamente o consumo de álcool e demais drogas, tudo a partir domodelo da abstinência em oposição total ao modelo defendido pela redução dedanos.
O modelo de redução de danosacaba prevendo uso responsável e até mesmo consciente das substâncias a partirda redução gradativa do uso.
Sendo assim, antes de o indivíduoiniciar na CT, acaba sendo exigido que o mesmo se comprometa totalmente com aabstinência como condição primordial para o início do tratamento.
Assim que os pacientes entrampara dentro das comunidades, então o vínculo com a comunidade exterior é interrompido.
Sendo assim, a convivência acabasendo restrita entre os funcionários da instalação e os próprios partes, assim,como há início imediato de uma rotina disciplinadora que alterna trabalhos emgeral.
Lembrando das práticas deespiritualidade seguidas de acompanhamento médico, o período de internação podevariar tranquilamente de quatro meses a 8 anos.
E como a família do paciente fica durante otratamento na comunidade terapêutica?
Certamente uma família com base eque possui um funcionamento saudável, acaba possuindo um papel relativamenteimportante no processo de tratamento do indivíduo, justamente porque acabaajudando ao mesmo no processo de reorganização e até mesmo na manutenção darecuperação.
É justamente por esse motivo que diversas ComunidadesTerapêuticas acabaram por incluir a terapia familiar justamente para oatendimento direto às famílias.
O desafio dos terapeutas, é fazercom que os familiares se tornem conscientes de tudo que está ocorrendo. Alémdisso, devem receber a família bem no início da internação, os terapeutas aindadevem ajudá-los a reelaborar sua história, ajudar aos mesmos na compreensão dasações.
Os terapeutas ainda possuem afunção de ajudar aos familiares a entenderem como podem ajudar o adicto naconstrução de uma vida mais produtiva.
Esses familiares precisam estardevidamente preparados para ouvir, acolher, significar, sintonizar, cooperarsem desafiar, julgar, confrontar e não tentar controlar a vida do paciente que estáem recuperação.
Esses profissionais precisamentão assumir um perfil tranquilo, paciente, devem ouvir e então se colocar,para finalmente fazer com que os familiares compreendam suas funções dali parafrente.
Conheça as funções das comunidades terapêuticas
As comunidades terapêuticas devem:
· Oferecer tratamento completo para pessoas comtranstornos devido ao uso abusivo de substâncias licitas e ilícitas;
· Ajudar no desenvolvimento de habilidades deenfrentamento ao uso de drogas;
· Proporcionar técnicas e dispositivos que ajudemna reinserção social;
· Oferecer ajuda psicológica aos familiares paraajudar na recuperação dos pacientes;