Casa de Apoio
A casa de apoio paradependentes do álcool e químicos, acaba sendo a melhor ferramenta para ajudaraquelas pessoas que estão enfrentando problemas com vícios em substânciaslícitas ou ilícitas.
É importante entendermos antes demais nada, é muito importante que o paciente passe por uma avaliaçãopsiquiátrica, e nem sempre é tão simples assim de conseguir.
Em casos mais graves a famíliapoderá solicitar uma espécie de intervenção psiquiátrica para que o pacienteconsiga entender o que está acontecendo com sua vida, e o próprio médicoconsiga passar o tratamento adequado.
Dessa forma, neste texto reunimosinformações muito importantes que ajudarão você a compreender em detalhes tudoque ocorre dentro do processo de intervenção e porque ele tem ajudado diversaspessoas na recuperação dos vícios com drogas.
Entenda o que é uma Casa de Apoio
Uma casa de apoio é umlocal de internação onde o adicto em álcool ou drogas pode finalmente serecuperar de problemas oriundos deste tipo de situação.
Inclusive, existe uma lei maisconhecida como Lei da Psiquiatria, ela é a responsável por determinar padrõesde procedimento de internação para tratamento e reabilitação de dependentesquímicos, e pessoas que enfrentam problemas de saúde mental.
E conforme essa legislação, todosaqueles que são portadores de doenças ligadas à mente possuem direito dereceber o melhor tratamento disponível na saúde da rede pública.
Além do mais, acaba sendoobrigatório que a instituição responsável pelo tratamento de fato garanta aintegridade psicológica e física do paciente, pensando sempre em tratá-lo comhumanidade e principalmente respeito conforme as limitações que a enfermidadeacaba impondo.
Existem ainda as casas deapoio que são reabilitações particulares, onde a pessoa acaba recebendoapoio total, e isso acontece em todo processo, desde o início da desintoxicaçãohá cuidados com: terapia, higiene, alimentação, saúde física e até mesmoacolhimento religioso.
O que a pessoa fará dentro de uma casa de apoio?
As casas de apoio tendem aoferecer serviços de diversos tipos, eles acabam variando desde atendimentospsicológicos, até médicos, além de atividades que são realizadas para queocorra a reinserção social.
Lembrando que os tratamentoscostumam ser constituídos por algumas etapas, e geralmente acabam se iniciandocom a própria desintoxicação.
É justamente nessa fase em que háo objetivo de cuidar dos prejuízos que essa substância química acabou gerandoao organismo desse paciente, buscando então reduzi-los e também eliminá-los.
Além do mais, é muito importanteque a pessoa internada consiga acesso a atendimentos psicológicos de qualidadedesde o início, recebendo assim apoio emocional durante todo esse processo.
Nesse sentido, nessas casas deapoio além das próprias sessões individuais com psicólogos, existem váriasdessas casas que ainda oferecem serviços tais como atividades ligadas às artes,terapia ocupacional, atividades físicas, entre outros.
Claro que todos esses processosajudam a pessoa a se fortalecer e se expressar corretamente, além de ser capazde possibilitar que se encontre maneiras para lidar com questões e váriasdificuldades.
Além disso, uma outra parte bemimportante deste tratamento é justamente a reinserção social. Nesse momento oobjetivo principal é ajudar a pessoa a se preparar para conseguir voltar aviver totalmente fora da internação na casa.
Além do mais, a pessoa além deconseguir acompanhamento psicológico ainda são ofertadas diversas atividadescoletivas.
Além de que os grupos de apoio,rodas de conversa, palestras e terapia em grupo acabam sendo alguns exemplosbem usados.
Dessa forma, podemos dizer queuma casa de apoio ajuda na recuperação de dependentes químicos ealcoólicos, sendo que a partir daí a pessoa recebe acompanhamento médico,psiquiátrico, psicológico, tudo de acordo com suas necessidades naquelemomento.
Além disso, é justamente nesseambiente em que haverá cuidados diretos com sua saúde física, mental e atémesmo emocional, e a pessoa conhecerá várias formas de lidar com a dependênciase preparando para viver com maior qualidade e bem estar.
É importante destacar que mesmoapós o fim da internação, existe a necessidade de a pessoa continuar fazendo umacompanhamento psicológico e muitas vezes com medicações, tudo para que suasituação se mantenha estável.
Ademais, é a partir daí que apessoa dá o primeiro passo para sua recuperação total, conseguindo obterresultados positivos mediante ajuda da família e dessas casas especializadas!